Contagem Regressiva

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Entrevista com Helio Teixeira.


Caros leitores, hoje teremos uma pequena entrevista, com um cabra que fala pouco (aqueles que o conhecem pessoalmente sabem do que estou falando).
Brincadeiras a parte o nosso entrevistado é um dos evangelizadores do Interlegis no estado do Alagoas, tendo desenvolvido um enorme trabalho com o SAPL na câmara de Arapiraca e em todo estado de Alagoas.
Agora, o mesmo acaba de implantar o Portal Modelo junto a Comissão de Justiça e Redação Final da Assembléia Legislativa de Alagoas.
Com vocês o pequeno grande homen, Sr. Hélio Leite Teixeira, 34 anos, Assessor Parlamentar da Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas.


Reportagem: Bate Bola, jogo rápido. Defina em 10 palavras, o que é o Gitec para o Helio Teixeira?
Helio: Uma das maiores conquistas do Legislativo brasileiro neste milênio

Reportagem: Quais são as suas expectativas para o I Encontro Nacional do Gitec?
Helio: Espero que este encontro sirva para discutirmos os principais problemas do Poder Legislativo brasileiro. Temos que aproveitar o Encontro para mostrarmos a importância de construirmos uma nova relação entre as casas legislativa e a sociedade. Um dos grandes males do legislativo brasileiro é a ‘cultura de caixa-preta’ que impera na maioria delas.
A voz silenciosa das ruas pede por transparência, probidade, espírito público. A atitude de apatia e de desdém que a imensa maioria das pessoas demonstra com relação à política partidária, e ao modelo de democracia representativa que temos em nosso país, é um sintoma da forma como as instituições políticas são geridas e, principalmente, pela falta de transparência nas decisões tomadas por estas instituições. E a nossa Comunidade pode contribuir para erradicar essa postura em nossas casas legislativas.
O outro problema que pretendo discutir nesse Encontro é o da gestão do conhecimento voltado para a aprendizagem organizacional e inovação no Poder Legislativo.
Nossas casas legislativas possuem uma estrutura organizacional baseada no modelo ‘hierarquia e controle’, um modelo utilizado, com relativo sucesso, durante a chamada ‘era industrial’, mas já não serve mais na era da informação. Esse modelo é um dos principais fatores que impedem a melhoria dos serviços prestados à sociedade pela imensa maioria das nossas casas legislativas.
Os modelos gerenciais verticalizados baseados em ‘hierarquia e controle’ sufocam a criatividade e alimentam o clima de desconfiança e fofocas (não posso criticar nada nem ninguém, mesmo que eu veja algo errado tenho que ficar calado, pois podem me dedurar e mesmo que eu esta certo vão me prejudicar), desânimo e acomodação (de que adianta eu me esforçar? Nunca vou ser diretor ou chefe, eles sempre indicam aqueles de sua ‘confiança’). Tudo isso é resumido em uma frase que tenho certeza cada um de nós já ouviu em sua casa legislativa ‘Manda quem pode obedece quem tem juízo’.

Reportagem: Em sua opinião, você acha que o Gitec tem crescido? Se sim a que você atribui este crescimento?
Helio: O Gitec tem crescido de maneira vertiginosa nos últimos anos. Eu atribuo esse sucesso do Gitec ao seu modelo democrático e horizontal que considera todos como iguais, onde podemos discutir desde o assunto mais óbvio como recuperar a senha do Zope, até a Teoria da Semiótica. Isso é muito legal e estimula a participação de todos.

Reportagem: Bem, pessoalmente posso dizer que conheço o ótimo trabalho que foi feito em sua ex-camara e região em relação ao SAPL e ao Interlegis. Como você definiria a importância desta utilíssima ferramenta da trabalho, para as casas legislativas e servidores que nunca ouviram falar da mesma?
Helio: O SAPL é muito mais que um software, foi erro cometido por todos nós ao ‘vendermos’ o SAPL apenas como um software. O SAPL é muito mais do que isso, ele é um instrumento poderoso que pode auxiliar a Casa:
1. Na prestação de contas para todos os seus públicos;
2. Servir como instrumento para aumentar a participação popular nas decisões legislativas da Casa e, com isso, aumentar a qualidade das decisões legislativas;
3. Na melhoria das condições de trabalho dos seus servidores;
4. Aumentar a produtividade, a precisão e a qualidade dos serviços prestados à população;
5. Aumentar a transparência das ações e decisões tomadas pela Casa;
6. Servir como meio de divulgação do trabalho de cada um dos parlamentares da Casa, servindo como indicador da qualidade da produção legislativa de cada um;
7. Servir como instrumento da cidadania, através do qual o cidadão pode ter conhecimento e acompanhar todas as matérias que estão tramitando na Casa.
8. Trazer ganhos de imagem e políticos inestimáveis para a Casa, seus servidores e para os seus parlamentares.

Reportagem: E sobre o portal modelo, o que vc diria ao
mesmo público?
Helio: O PM é outro grande produto oferecido à nossa comunidade, tudo que eu disse sobre o SAPL também se aplica a ele. Com um adendo, nele nós podemos adicionar informações que não podem ser veiculadas no SAPL e pode servir como um poderoso instrumento dentro da política de comunicação de Casa.

Reportagem: Algumas das câmaras que tenho visitado pelo país, tem utilizado o Ubuntu Linux e outras distros em suas estações de trabalho. O que você acha disso? Isso é bom ou ruim para as casas legislativas?
Helio: Essa é uma grande notícia Ângelo. O Software Livre, pela sua natureza, apresenta inúmeras vantagens sociais, legais, políticas e económicas sobre as alternativas proprietárias. Por tudo isso, o seu uso deve ser alargado tanto no Poder Legislativo como na Administração Pública como um todo.

Reportagem: Helio, gostaria de lhe agradecer pela gentileza de participar das entrevistas de nosso blog, e saiba que sou um dos seus admiradores e espero poder ve-lo novamente em nosso encontro. Para finalizar o que você diria as pessoas, que ainda não decidiram ou não convenceram seus superiores a irem ao encontro?
Helio: O I Encontro Nacional do Gitec é um evento que entrará para a história do Poder Legislativo brasileiro. Um evento da Comunidade Legislativa para a Comunidade Legislativa. Sem estrelas, patentes e posições políticas. Todos são iguais nesse debate. Onde existe esse espírito, a aprendizagem é fortalecida e incentivada. Portanto, compareçam e aprendam. Grande abraço a todos e espero encontrar todos lá.

Nenhum comentário: