Contagem Regressiva

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Entrevista com "André Brum - Câmara Municipal de Agudo - RS"


Reportagem: Qual o seu nome, completo, idade, cargo e empresa?
André Brum: André Brum da Silva, 39, Oficial Legislativo da Câmara Municipal de Agudo - RS
Reportagem: Quanto tempo de legislativo?
André Brum: Rapaz, são 17 anos
Reportagem: Como você conheceu o Interlegis, GITEC, SAPL e cia?
André Brum: Bem, tudo começou em 1998 (ou seria 1999?), quando a Câmara recebeu uma correspondência do Interlegis convidando para que aderisse ao Programa. Então, estamos desde o início.
Reportagem: E o SAPL, quando vocês começaram a utilizar?
André Brum: Lá se vão uns seis anos, começamos a utilizá-lo logo que recebemos os primeiros equipamentos do Interlegis, em 2001.
Reportagem: André, no RS você conhece mais alguma Câmara que esteja utilizando ativamente as ferramentas do interlegis, como a CM de Agudo está?
André Brum: Olha, meu contato é maior com as Câmaras da região e, infelizmente, elas não tem usado não, apesar de eu sempre tocar no assunto com os colegas. Imagino que a causa seja a novidade (coisa de que sempre temos medo) que é o mundo do software livre. E isso apesar do muito que o Interlegis e o próprio Gitec já divulgaram seu uso. Pelo que sei as adesões não são muitas.
Aliás, Angelo, o que é uma pena, porque somos a prova "viva" de que o SAPL não só funciona, como é uma ferramenta muita moderna não apenas para o trabalho de controle do processo legislativo como de acesso da população às suas informações, via portal.
Reportagem: Mas, o que você acha que falta para que haver uma maior adesão e um maior aproveitamento desta utilíssima ferramenta pelas Câmaras?
André Brum: Olha, primeiro é uma questão de romper com o medo das mudanças, devemos ter estratégias mais eficientes para superar essa barreira. Aliás, isso não diz respeito apenas à questão da tecnologia da informação, mas também a mudanças em geral que são necessárias nas Casas Legislativa para que elas respondam melhor às demandas da sociedade. A questão do uso do SAPL, assim, diz respeito a uma nova maneira de encarar o controle do processo legislativo.
Uma maneira que seja ágil, moderna e, principalmente, democrática, já que o SAPL permite que a comunidade saiba detalhes da elaboração das leis e das propostas. Assim, é importante que sensibilizemos parlamentares e colegas de Câmaras para essas possibilidades que surgiram.
Reportagem: Bem sua palestra no Encontro é sobre a Implantação do portal modelo em sua Câmara, o que você pode nos adiantar sobre a mesma?
André Brum: É importante frizar que eu não sou profissional da área de informática. Assim, minha abordagem será mais no sentido de mostrar que funcionalidades do portal estamos usando na Câmara de Agudo. Além disso, pretendo mostrar que tipo de dificuldades os servidores que não entendem de informática (como eu) podem encontrar. Entendo que isso é importante, pois o Interlegis deve crescer e passar a atender muitas outras casas legislativas que, talves, tenham um corpo técnico que enfrente as dificuldades que enfrentei, ou talves outras ainda maiores. Se o Interlegis quer avançar, inclusive no uso de seus produtos pelas Câmaras, deve prestar atenção a esses aspectos.
Mas também que dizer, e o faço desde já, que elas não são insuperáveis não, pelo contrário. Com o auxílio dos amigos do Gitec conseguimos avançar muito, sendo a prova o fato de que, no caso do portal, em pouco tempo conseguimos implantá-lo. Assim, se por um lado há dificuldades para o usuário que está recém tomando conhecimento dos produtos, há uma grande equipe ajudando a resolver problemas.
Reportagem: Então, você pode dizer que o sucesso da implantação do portal em sua câmara, se deve em grande parte ao GITEC?
André Brum: Ah, sem dúvida. Sem o Gitec não teria sido possível, não.
Reportagem: Fico muito feliz em saber disso André.
André Brum: isto é, Angelo, teria sido possível, mas a um custo muito maior para a Câmara e seus servidores (custo, aqui, em termos orçamentários, de desgaste mental e de demora.
Reportagem: Mudando de pau pra cavaco. Quais são as suas atuais expectativas para o nosso I Encontro Nacional do Gitec
André Brum: Expectativas...
Reportagem: Sim
André Brum: bem, primeiro espero poder aprender muito. Sei que, no que depender dos membros do Gitec, isso vai ocorrer. Em segundo lugar, espero poder compartilhar um pouco da nossa experiência nesse anos de participação no Interlegis e no Gitec. E, além disso, espero que possa encontrar todos esse amigos que a gente conhece a tanto tempo virtualmente, mas não pessoalmente. e que a junção de tudo isso resulte em maiores laços profissionais e de amizade entre todos nós!
Reportagem: Legal, também espero isso. Mas mudando novamente. O que você espera do interlegis no futuro?
André Brum: Espero que ele consiga avançar em direção a todos os seus objetivos. Até agora ele tem atuado mais na parte ferramental (equipamentos, sistemas), mas precisa avançar também em aspectos como a eficiência da ação legislativa. Acho que o Interlegis precisa chegar a esse nível de avanço.
Reportagem: André. Espero não ter tomado o seu tempo e muito obrigado pela entrevista. Pra finalizar, o que você tem a dizer pra aqueles que ainda não se decidiram em ir a Brasília nos dias 03 a 05 de Outubro?
André Brum: Que não podemos perder uma oportunidade como essa. O Encontro será um momento muito importante para todos nós, então, ninguém pode ficar de fora.
Obrigado pela oportunidade, espero que nos vejamos todos lá.

Nenhum comentário: