Contagem Regressiva

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Entrevista com José Alexandre Girão, diretor do Interlegis.

Blog:  Em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma enorme honra poder entrevista-lo para o Blog do Encontro Nacional do GITEC, a qual tem como objetivos, promover o encontro e motivar os membros a participar, confraternizar e principalmente realizar o fortalecimento qualitativo do legislativo nacional. Para aqueles que ainda não o conhecem. Defina, quem é  José Alexandre Girão Mota da Silva?
José Alexandre: Tenho 46 anos, formado em Administração de Empresas. Trabalho no Senado Federal há 28 anos. Já exerci as seguintes funcões no Senado Federal: Secretário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Chefe de Gabinete da Liderança do PT, Subchefe do Gabinete da Liderança do Governo, Subchefe de Gabinete do Senador Paulo Souto, Subchefe de Gabinete do Senador Beni Veras e outras funcões Legislativas e administrativas na Casa.

Blog: Qual a sua relação com a Internet, sistemas de informação e comunicação?
José Alexandre: A Internet funciona como ferramenta de trabalho. Através da página do Senado o servidor tem acesso a todas as informações legislativas e pessoais. A página do Interlegis funciona da mesma forma só que voltada para o restante do Legislativo Brasileiro. Além, claro, de acesso a notícias e pesquisas de variados temas.

Blog: O Senhor utiliza alguma das redes sociais em "voga" atualmente? (orkut, twitter, facebook, myspace) E o que acha do papel que as mesmas tem desempenhado em relação aos processos políticos e democráticos mundias?
José Alexandre: Não uso nenhuma, mas sei da importância na divulgação de informação além de ser um campo aberto para discussão do que acontece no processo político brasileiro e mundial.

Blog: Qual a sua opinião sobre o conhecimento colaborativo e as comunidades de prática como o (GITEC)?
José Alexandre: A comunidade de informação é o canal aberto para divulgar conhecimento e resolver qualquer questão relacionada ao tema discutido.

Blog: Qual a sua opinião sobre o software livre e licenças públicas como a GLP e Creative Commonsconhecimento colaborativo e as comunidades de prática como o (GITEC)?
José Alexandre: O software livre é primordial no desenvolvimento de programas para as comunidades livres. Proporciona ao usuário condições de acesso livre a uma infinidade de programas que o ajudam no dia a dia do trabalho de cada um. E o principal é “grátis”.

Blog: Qual a sua expectativa para o II Encontro Nacional do Gitec?
José Alexandre: Conhecer pessoalmente alguns dos membros das comunidades do Interlegis. Mostrar que o Interlegis voltou a trabalhar e ouvir muito sobre a situação do legislativo.

Blog: Quais são as suas metas de trabalho junto ao Interlegis e o que podemos esperar nos próximos anos?
José Alexandre: Repactuação junto as Assembleias Legislativas (troca dos equipamentos de videoconferência), implementação o projeto de modernização do Interlegis II (no próximo ano atingir 100 Câmaras Legislativas com este processo – rede, portal modelo, SAPL, processo administrativo e plano de educação) e promover cursos presenciais e a distância para Vereadores e Servidores de Câmaras.

Blog: Finalizando, deixe sua mensagens aos nossos leitores.
José Alexandre: É um grande prazer poder contribuir com a modernização do Poder Legislativo Brasileiro, principalmente na instância das Câmaras Municipais. Nesta, o eleitor tem o seu contato mais próximo com o Legislador, no caso o Vereador que aquele que lida diariamente com a solução dos problemas diários das pequenas comunidades ou bairros, e para isso precisa de um local de trabalho organizado e moderno.

2 comentários:

Vereadora Maria José disse...

Estou vereadora e tenho interesse em motivar para que minha Câmara seja imformatizada. Sou apenas usuária de programas básicos de informática. Terei algum aproveitamento em participar do III encontro de GITEC e XIII Enial programado para os dias 24,25,e 26 Nov 2010?

uaigeek disse...

Vereadora,

Será infinitamente produtiva sua presença neste evento.