Contagem Regressiva

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entrevista com o palestrante e papa brasileiro do Plone, mestre Xiru!


Blog do Encontro: Fabiano, em primeiro lugar é uma honra entrevistar um dos papas do Zope/Plone no Brasil, assim gostaria que você se apresentasse.

Fabiano: Vamos lá então... Meu nome é Fabiano Weimar dos Santos, mas todos os amigos me conhecem por Xiru (e muitos nem mesmo sabem meu nome). Tenho 31 anos e atualmente moro em São Leopoldo, cidade que fica na região metropolitana de Porto Alegre. Sou mestre em inteligencia artificial pela UFRGS, "former core developer" do Plone e entusiasta de software livre. Nas horas vagas me ocupo com o dia a dia de quem gosta de praia mas vive em apartamento, gosta de pescar mas nunca tem tempo, gosta de ler mas costuma deixar os livros criarem poeira (mas não deixa de ler o twitter) e por fim, acumulo as funções de sub-sindico no prédio onde moro e ainda conselheiro da associação python Brasil (da qual já fui vice presidente).

Blog do Encontro: Interessante, o que ver ser um " former core developer" do Plone?

Fabiano: Bem no início do projeto Plone eu era um contribuidor bastante ativo. Eu ajudei a escrever parte do Archetypes, boa parte do ArchGenXML (ferramenta case que gera código fonte para Plone Products) e fiz muitos commits em código alheio. Desde 2007, quando comecei meu mestrado, me vi obrigado a me afastar do desenvolvimento do projeto. Hoje me considero praticamente um "ex-desenvolvedor", mas como isso não existe (pois ninguém "pede pra sair") essa tem sido a classificação que tenho me dado atualmente. É semelhante a classificação que o meu amigo Luciano Ramalho costuma se dar: programador repentista ;) Praticamente tudo na comunidade Python tem um "que" de bom humor.

Blog do Encontro: Falando em Plone4, pude dar uma bela espiada no plone4, o qual vai ser matéria da sua palestra. Quais são as suas impressões básicas dele?

Fabiano: Sabe aquele longo folego que você toma antes de mergulhar? Esse é o Plone 4. Deixe-me explicar. Alguns anos atrás o Plone era imbatível e incontestável como CMS. Nos últimos 3 anos começaram a surgir diversos novos CMS, muitos baseados em PHP, uma linguagem popular (e sabidamente "problemática"). Ocorre que o projeto Plone nunca parou, mas precisava dar o novo "salto quântico", implementar aquilo que os outros CMS levarão anos para disponibilizar e que nos distinguiria do restante do mercado. No entanto, não se faz saltos assim do dia pra noite. Logo, o Plone 4 nasceu como uma versão de preparação. O Plone 3 está para o que será o Plone 4 da mesma forma que o Mac OS X Leopard está para o Snow Leopard. Um usuário menos atento não percebe grandes diferenças, mas internamente a qualidade aumentou substancialmente. Mais qualidade, mais estabilidade e MUITO mais rápido. Chegando nesse ponto, agora sim, estamos preparados para nos focar na próxima versão do Plone, que promete ser realmente revolucionaria.

Blog do Encontro: No meu olhar de usuário de Portal Modelo, que foi baseado no Plone 2.5, o P3 e P4 são hiper revolucionários. O que você acha que está porvir?

Fabiano: O futuro do Plone está centrado no avanço de diversas tecnologias. O Plone 4 já é muito mais eficiente que o Plone 2.5 e 3, especialmente nos aspectos de uso de memória, CPU e eficiência do banco de dados. O Plone 5 começará a trazer mudanças de interface mais visíveis. No Plone 5 tudo será drag-and-drop, baseado numa tecnologia chamada DECO. A forma de construir páginas mudará, tornando-se mais intuitiva e flexível para os usuários finais. O Plone 4 já tem usado bastante jquery. O Plone 5 usará muito de HTML 5, por exemplo.

Blog do Encontro: Nossa, espero que sem sua palestra tenhamos uma palhinha das perspectivas do 5?

Fabiano: O Plone 5 ainda está em discussão. Existem diversos aspectos praticamente "decididos" e muitos deles já estão prototificados, com implementações em alfa. No entanto, há tecnologias ainda se firmando (e até mesmo mudando de nome), com é o caso do XDV (nova estratégia para criação de skins). Eu posso fazer apenas comentários sobre o Plone 5. O que realmente será essa versão saberemos apenas quando ela tiver o primeiro beta. Eu pretendo falar de Plone 4 e, talvez, alguma coisa de deliverance.

Blog do Encontro: Bem, como você citou o html5? O que você tem achado das tags novas e das que foram removidas? E o que você tem achado do html5 em si?

Fabiano: Eu acho natural essa evolução. Tudo evolui. HTML 5 é apenas uma evolução das versões anteriores. Nenhum novo conceito revolucionário foi criado. As mudanças que foram implementadas apenas refletem a evolução tecnológica que hoje percebemos nos computadores, nas redes e especialmente nos aplicativos criados para a web. Pessoalmente, me agrada ver tags especiais para vídeo. Isso era uma "porquice" histórica que foi "corrigida".

Blog do Encontro: E para finalizar, gostaria que você desse seu recado para todos os participantes e principalmente para aqueles que ainda não se decidiram, bem como suas considerações finais.

Fabiano: Meu recado para aqueles que ainda não se decidiram se virão para o evento é o seguinte: venha! Os eventos de tecnologia em comunidades como o GITEC tem uma importância especial: manter contato direto com as pessoas que utilizam e desenvolvem as tecnologias que as casas legislativas do país utilizam. Ano passado o evento foi excelente. Eu estarei a disposição durante todo o evento para conversar com qualquer pessoa interessada no Plone, no Portal Modelo ou ainda nas minhas pesquisas na área de reconhecimento de fala. E claro, quem quiser conversar de negócios (hosting), estou sempre a disposição. Além disso irei sortear 10 vagas do curso de online de Linux para todos os presentes no evento.

Nenhum comentário: