Contagem Regressiva

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista com Hélio Teixeira (Chapa Branca) palestrante do encontro.


Nosso blog teve a honra de entrevistar o publicitário Hélio Teixeira, profissional multifacetado, que traz ao legislativo brasileiro uma visão vanguardista da arte de fazer política e legislar.
Blog: Qual o seu nome, completo, idade, profissão e empresa?
Hélio: Hélio Leite Teixeira, 40 anos, sou publicitário, mas também "já fui" engenheiro químico  (minha primeira profissão) e administrador de empresas (curso que  iniciei e concluí numa época onde ainda não existia a graduação específica na área de publicidade e propaganda!) e trabalho na Assembléia Legislativa de Alagoas.

Blog: Quanto tempo de atuação na profissão?
Hélio: Atuo como publicitário há pelo menos 8 anos.

Blog: Qual a distro que você utiliza em seus computadores? E porque?
Hélio: No meu notebook utilizo em dual boot o Ubuntu e o velho ruim (e inflelizmente ainda necessário pois alguns programas indispensáveis na minha profissão só disponibilizam versões para este SO) rWindows.

Blog: Software livre ou proprietário?
Hélio: Um livre e o outro proprietário.

Blog: Como você conheceu o Interlegis, GITEC, SAPL e cia? Foi amor a  primeira vista?
Hélio: Conheci o Interlegis no início do ano 2000 e me apaixonei de imediato pela ideia que sustenta o projeto. A ideia de criar um programa para apoiar os processos de modernização do Poder Legislativo é realmente genial.
    Comecei a trabalhar com o SAPL na Câmara Municipal de Arapiraca no ano de 2002. A minha experiência com o sistema foi a melhor possível. Sem dúvida, uma ferramenta valiosa para publicizar os processos legislativos de qualquer casa legislativa.

Blog: Em poucas palavras. Como você definiria o "Gitec"?
Hélio: Além de servir como um espaço de aprendizagem e compartilhamento de experiências, para mim, o Gitec também é um espaço que nos proporciona a construção de boas amizades.

Blog: Sobre sua palestra no II Encontro, o que você pode nos adiantar sobre a  mesma?
Hélio: A minha palestra vai tocar em um ponto importante, diria fundamental, para a administração pública: Como as novas tecnologias digitais podem melhorar os processos decisórios na Administração Pública, fortalecer a democracia e dar mais poder aos cidadãos?
    Pretendo mostrar alguns caminhos e alternativas que estão sendo adotadas por governos e instituições públicas mundo afora.
    E muito mais...

Blog: Você possui ou utiliza algum serviço do tipo Twitter, blog ou algum site de relacionamento? Qual?
Hélio: Atualmente edito o Blog Chapa Branca, um espaço dedicado à discussão da temática da comunicação pública em todas  as suas áreas e esferas de influência.
   Também tenho uma conta recém criada no Twitter que apesar do pouco tempo utilizo com certa frequência. O endereço do meu Twitter é: http://twitter.com/ helioteixeira

Blog: O que você espera do interlegis no futuro?
Hélio: Acredito que o Interlegis pode e deve estar na vanguarda das melhores práticas administrativas e de comunicação no serviço público brasileiro.
    Acredito que a atual direção do Programa deve dar mais atenção as opiniões e manifestações das nossas comunidades. E mais, defendo que seja criado um  espaço formal de discussão e debates com a participação ativa das nossas  comunidades sobre os destinos do Programa Interlegis.
    Onde nós, clientes do programa, possamos opinar e interferir diretamente sobre as questões estratégicas que envolvem o futuro do Interlegis.

Blog: O que você tem a dizer pra aqueles que ainda não se decidiram em ir a
Brasília no II Encontro?
Hélio: Não deixem de participar. Esta é uma oportunidade única para aprendermos e compartilharmos conhecimento com os demais participantes.

Nenhum comentário: