Contagem Regressiva

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Entrevista com Ramiro Batista da Luz, palestrante do II Encontro Nacional do Gitec.


Um dos palestrantes do II Encontro Nacional do Gitec, é o programador Ramiro Batista da Luz, que trabalha na Câmara Municipal de Curitiba, o qual nos concedeu a excelente entrevista para o nosso Blog.

Blog: Qual o seu nome, completo, idade, profissão e empresa?
Ramiro: Ramiro Batista da Luz, 36 anos, programador da Câmara Municipal de Curitiba.

Blog: Quanto tempo de atuação na profissão?
Ramiro: Comecei a programar em 1991 quando fazia faculdade de Engenharia Quimica.

Blog: Qual a distro que você utiliza em seus computadores? E porque?
Ramiro: Utilizo Debian GNU Linux, principalmente por questões pessoais de afinidade com a comunidade de desenvolvedores do Debian.

Blog: Software livre ou proprietário?
Ramiro: Software livre, na minha opnião é sinonimo de solidariedade, compartilhamento, colaboração. Software proprietário é sinonimo de dominio, apropriação de conhecimento, controle. Se perguntarmos a qualquer pessoa racional e bem intencionada se prefere solidariedade à dominio, compartilhamento à apropriação, colaboração à controle, a resposta certamente será a primeira.

Blog: Como você conheceu o Interlegis, GITEC, SAPL e cia? Foi amor a primeira vista?
Ramiro:  Conheci através da internet, conhecia software livre e já trabalhava na Câmara Municipal de Curitiba, pesquisando sobre software liver para Câmaras Municipais encontrei o Interlegis, aos poucos fui aprendendo mais sobre as tecnologias e fui conhecendo e participando da comunidade. Não diria que foi amor à primeira vista pois eu acho que o modelo de trabalho do software livre, adotado pelo Interlegis, da forma como foi feito pelo Interlegis, é o que proporciona as melhores opções de investimento para Câmaras Municipais, sendo portanto uma escolha um tanto racional e menos emotiva.

Blog: Em poucas palavras. Como você definiria o "Gitec"?
Ramiro: Em uma palavra, Comunidade. O grupo formado em torno do Interlegis e tecnologias, o Gitec tem se mostrado uma comunidade de fato, um grupo colaborativo, individuos unidos para um bem comum.

Blog: Sobre sua palestra no II Encontro, o que você pode nos adiantar sobre a mesma?
Ramiro: Pretendo abordar o tema de produção multimedia com software livre com uma demonstração(ou tentativa) de transmissão de áudio e vídeo pela internet. Durante a palestra pretendo abordar ainda a questão de patentes de software e formatos de áudio e vídeo para internet.

Blog: Quais são as suas atuais expectativas para o nosso II Encontro Nacional do Gitec?
Ramiro: Particularmente espero contribuir com os colegas que puderem comparecer ao encontro, além disso espero que Câmaras Municipais que ainda não usam software livre possa ir ao encontro e conhecer as soluções e a comunidade.

Blog: Você possui ou utiliza algum serviço do tipo Twitter, blog ou algum site de relacionamento? Qual?
Ramiro: Eu uso com pouca frequencia o Twitter que é @ramiroluz, um pouco mais o orkut e tenho um blog pessoal um tanto quanto parado, no endereço http://pyfree.blogspot.com/.

Blog: O que você espera do interlegis no futuro?
Ramiro: Espero que possa se afirmar como referencia em software livre para Câmaras Municipais e ganhar mais respeito e apoio do governo e também das Câmaras Municipais. Espero que as Câmaras Municipais possam dar um retorno ao Interlegis para sustentação do ecossistema do software livre, afinal muitas delas gastavam( muitas ainda gastam), milhares de reais para manter sistemas proprietários.

Blog: O que você tem a dizer pra aqueles que ainda não se decidiram em ir a Brasília no II Encontro?
Ramiro:  Apareçam, em Brasília você encontrará as pessoas que estão tentando trabalhar em conjunto para um objetivo comum, modernizar nossas casas legislativas, ainda temos muito o que fazer e precisamos da sua ajuda.

Nenhum comentário: