Contagem Regressiva

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Entrevista com Cristiano Lage Campos da Câmara Municipal de Timóteo, palestrante do Gitec


Nosso Blog tem a honra de entrevistar o Sr. Cristiano Lage Campos, um dos mais entusiasmados utilizadores de software livre do legislativo brasileiro, o qual teve a singela missão de palestrar sobre o tema "Camara Livre". 


Blog: Apresente-se aos leitores
Cristiano: Meu nome é Cristiano L. Campos, 38 anos, trabalhano na Câmara de Timóteo como analista, membro da lista GITEC e moderador do Fórum Ubuntu Linux Brasil.


Blog: Quanto tempo de atuação na profissão?


Cristiano:Pouco mais de 19 anos.



Blog: Qual a distro que você utiliza em seus computadores? E porque?

Cristiano: Utilizamos Ubuntu que é uma distro sempre atualizada, baseada no Debian, com versões de longo suporte (LTS) e também devido ao Interlegis, lógico.

    A de se salientar também que existe uma grande gama de tutoriais dedicados a distro na internet, sem contar o excelente fórum oficial (ubuntuforum-br.org), o que tornou ainda mais fácil a definição do Ubuntu como distro padrão.



Blog: Software livre ou proprietário?

Cristiano: 100% software livre, claro!

    Mais que o conceito de software aberto, acesso ao código fonte, gosto da comunidade, da interação entre as pessoas, da troca de informação e conhecimento.
    É importante também a liberdade de escolha, das inúmeras opções para cada item, podendo assim ter meu sistema, personalizado exatamente como gosto.



Blog: Como você conheceu o Interlegis, GITEC, SAPL e cia? Foi amor a primeira vista?
Cristiano: Poxa, tem anos já que conheço o Interlegis e junto com ele o SAPL! Acho que a Câmara de Timóteo deve estar entre as 100 primeiras casas que aderiram ao projeto.
   Posso dizer que mais que amor a primeira vista o Interlegis (principalmente devido ao GITEC) tem muita importância na minha carreira, pois com ele adquiri conhecimento, consegui desenvolver projetos e principalmente conheci muitos Amigos.
  

Blog: Em poucas palavras. Como você definiria o "Gitec"?
Cristiano: Gitec é uma comunidade criada para apoio sobre tecnologia às Casas Legislativas. Com os anos a comunidade tornou-se tão forte que não pode ser descrita apenas com base na lista, pois criou-se a partir dela laços maiores, tratando de temas cada vez mais amplos, permitindo a consolidação de um evento tão importante quanto o Encontro.


Blog: Sobre sua palestra no II Encontro, o que você pode nos adiantar sobre a mesma?
Cristiano:  Quando vi o tema proposto ("Câmara Livre") pensei que iria acabar falando mais do mesmo, voltar ao tema migração para software livre, mas vamos tentar dar um enfoque mais amplo e além dos desafios da migração vamos tratar também dos motivos que levaram a ela, dos desafios pós migração e por fim dos ganhos.



Blog: Quais são as suas atuais expectativas para o nosso II Encontro Nacional do Gitec?
Cristiano:  Mais uma vez envolvido com o Encontro espero que ele supere em muito o primeiro, trazendo aos participantes ótimas palestras, informações abundantes sobre nosso meio e sobre software livre, além de permitir a maior interação possível com os outros membros.
    Além disto espero perder menos cabelos que no primeiro Encontro.


Blog: Você possui ou utiliza algum serviço do tipo Twitter, blog ou algum site de relacionamento? Qual?
Cristiano: Não sou, infelizmente, um usuário que cria conteúdo interessante para usar esses recursos, assim eu passo.


Blog: O que você espera do interlegis no futuro?
Cristiano: Espero que o Interlegis se fortaleça, e que seu importante papel junto ao legislativo brasileiro seja incontestável.
    Espero também que mais que um fornecedor de recursos e soluções o Interlegis torne-se um fornecedor de conhecimento, permitindo que as Câmaras e Assembleias possam também ser co-participantes nos diversos projetos.

Blog: O que você tem a dizer pra aqueles que ainda não se decidiram em ir a Brasília no II Encontro?
Cristiano: Vou ser repetitivo, mas de experiência própria encontros assim são ótimos, pois mais que conhecimento o Encontro serve para estreitar laços de amizade.
    Perder o encontro é perder um pouco o passo da comunidade, pois ao final é inevitável ter novos projetos, novos assuntos para movimentar nossa Lista.
    Torço para vê-los lá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Este rapaz/menino é um orgulho para a classe e para a família. Sendo um auto didata nato chegou ao ápice sozinho, dedicando seu tempo em adquirir conhecimentos e apresentando excelentes resultados reconhecidos por todos. é um exemplo e como tal deve ser valorizado.